segunda-feira, 18 de março de 2013

"OS OVOS MISTERIOSOS"



Para explorar o tema da Páscoa partimos da história dos "Ovos Misteriosos" que nos permitiu pensar sobre valores como o respeito, a amizade e a interajuda. Com o exemplo da mãe galinha percebemos melhor como somos todos diferentes mas todos importantes, cada um com as suas características.

Partindo da história fizemos a nossa galinha  e também fizemos pintainhos, com embalagens de ovos, que vamos levar para casa com os nossos ovinhos de Páscoa.

Quisemos partilhar esta história com os nossos amigos do 1ºCEB e aproveitámos o último dia de escola para o fazer. Foi um momento de magia e encantamento e diversão, +cheio de mensagens sobre as quais conversámos e explorámos em grupo.

Aqui ficam algumas fotos que retratam estas vivências.


sexta-feira, 15 de março de 2013

O Frutinhas fez-nos uma visita!!!



O Frutinhas veio à nossa escola para nos lembrar a importância de fazermos uma alimentação saudável.

Evitarmos os doces, os fritos, as gorduras e trazermos fruta para o lanche. O Frutinhas também trouxe fruta para nos oferecer e juntamente com ela um recadinho para os nossos pais, sem a sua ajuda não podemos cumprir o que o Frutinhas nos aconselhou.

Foi divertido, cantamos, dançamos, conversamos e aprendemos.

Aqui ficam as fotografias, se quiserem ver o vídeo vão ao nosso facebook ou façam-se amigos do Frutinhas.
http://www.facebook.com/brincadeirasaborosa.chamusca






quinta-feira, 14 de março de 2013

Visitámos a fábrica da água!



Com o objetivo de conhecermos melhor o lugar onde vivemos e os seus recursos e assinalando o Ano Internacional da Cooperação pela água, realizámos uma visita de estudo à fábrica da água "Aguarela do Mundo" que se situa na zona industrial de Ulme.

Com a ajuda da eng.ª Rosa Moreira, que nos orientou na nossa visita,  ficámos a perceber melhor o processo de transformação da água desde a sua captação, tratamento, embalamento até a vermos depois nas prateleiras dos supermercados onde vamos às compras com os nossos pais.

Publicamos aqui algumas fotografias que ilustram melhor como tudo se  processa.

Após as férias da Páscoa vamos elaborar um livro  que registe esta nossa vivência e que nos permita, ao folheá-lo, avivar as nossas memórias e relembrar todas as coisas importantes que aprendemos relacionadas com a água.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Livro da FAMILIA


Na sequência da abordagem à família, pensámos que seria importante fazer um registo para memória futura, fruto das nossas reflexões e aprendizagens.

Elaborámos um livro escrito e ilustrado por nós, onde estão representados os vários elementos que podem constituir uma família e como não podia deixar de ser no final ficam as nossas famílias através das fotografias das representações que fizemos com desenho e pintura.

O processo e o resultado final fica aqui, COLORIDO e FELIZ exatamente como as nossas famílias.


sexta-feira, 1 de março de 2013

A Cecília e a Beatriz vão para outra escola!

A Cecília e a Beatriz vão para outra escola que fica muito longe, no Luxemburgo.

É claro que vamos ter muitas saudades delas e elas vão ter saudades nossas.

Quisemos surpreende-las, quisemos que levassem um bocadinho de nós e por isso oferecemos-lhes a história que elas mais adoram "O Cuquedo" e também fizemos um Cuquedo que as vai ajudar a contar a história aos novos amigos da outra escola.

Beijinhos grandes, ficamos a aguardar notícias vossas.


A FAMÍLIA


Todos os meninos e meninas têm direito a uma família
que protege, educa, cuida, mima...

Todas as famílias são diferentes
grandes, pequenas, felizes, zangadas, coloridas, amigas...

Falamos sobre as nossas famílias. Com a ajuda de duas histórias especiais falamos de afetos, do gosto de gostar, do sentido da pertença, da importância do colo...

Falamos de tantas coisas que sentimos mas não conseguimos transcrever porque são coisas do coração, mas conseguimos pintá-las, desenhá-las com tanto amor e carinho que se consegue perceber porque é que as nossas famílias são as mais lindas e as mais importantes do Mundo!!!