quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ainda ANDERSEN...

Depois de visitarmos a exposição na Biblioteca Municipal da Chamusca, observámos os recortes de papel feitos por Hans Christian Andersen. Como seria que ele os fazia?...
Por momentos fomos o Andersen, com papéis e tesoura cortámos, recortámos, criámos, descobrimos, sonhámos, colámos e agora partilhamos as nossas obras de arte!!!



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Exposição HANS CHRISTIAN ANDERSER


Hans Christian Andersen foi um homem de grande capacidade criativa. Escritor e poeta, narrador, cantava desenhava, fazia recortes e colagens de papel com a sua grande tesoura. Enquanto criança, filho de uma mãe lavadeira e de um pai sapateiro, aproveitava as caixas de sapatos para montar cenários e com os seus recortes criava as personagens. São estes recortes de papel que conduzem o nosso pensar para os seus contos. São imagens  de dança, da vida, e da solidão do coração - o sol, a lua, as plantas, os animais, figuras humanas que lutam e dançam com o coração na mão, máscaras do bom e do mau.

Depois de ouvirmos algumas das histórias de Andersen, finalmente fomos visitar a exposição que está patente na Biblioteca Municipal da Chamusca.
Estivemos muito atentos às explicações da Ana e conseguimos perceber a relação de muitos dos trabalhos expostos com as histórias de Andersen. Foi um jogo de descobertas e surpresas. Fascinámo-nos com as cores, com as formas, a dança das imagens e a magia das palavras da Ana. 

Aqui ficam as fotografias para que possam testemunhar o nosso encantamento.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

FOMOS APANHAR A ESPIGA



No nosso concelho é tradição na quinta feira de Ascensão ir apanhar a espiga, como gostamos de preservar as tradições, convidámos os meninos da EB1 e saímos para o campo à procura de malmequeres, papoilas, ramos de oliveira, espigas de trigo,
alecrim... que depois juntámos num raminho e levámos para casa. 
Cada elemento tem um significado. 
Espiga de trigo, o PÃO
Um Malmequer branco, a PAZ
Um Malmequer amarelo, o OURO e PRATA
Um papoila, o AMOR e VIDA
Raminho de oliveira, o AZEITE,
Alecrim, SAÚDE e FORÇA
Devemos guardar o raminho durante todo o ano, para que na nossa casa haja sempre alegria, paz e pão.









domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe

O que vês neste cartão
Não é apenas uma flor,
Foi feita com a minha mão,
P’ra mostrar o meu amor.

Ofereço-a com carinho
À minha mamã ideal,
Com um abraço e um beijinho
Neste dia especial