quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projecto "Repórter da Freguesia"

Da visita à vila da Chamusca explorámos o que vimos.

Elaborámos um livro com o registo gráfico e fotográfico do itenerário.







































































Reproduzimos os azulejos que vimos na Ermida da Nossa Srª do Pranto.



Depois do papel... o azulejo! Que experiência interessante e divertida.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PROJECTO “REPÓRTER DA FREGUESIA”


VISITA À VILA DA CHAMUSCA
Saímos da nossa escolinha muito cedo! Estava muito frio mas também muito solzinho. Fomos no autocarro da Câmara com o João Ricardo e os meninos do Semideiro, os meninos do Coelhinho também se juntaram a nós para fazer a visita.

Visitámos a Ermida da Nossa Senhora do Pranto. Vimos as balas dos canhões dos franceses que atacaram pelo rio Tejo mas eles não conseguiram chegar lá acima. A igreja tem paredes de azulejos azuis com animais e flores, são tão antigos!!! Também tem coisas douradas!

Gostámos da vista do Miradouro. O Diogo acha mesmo que “tem uma vista fantástica” vimos tudo!... Igrejas, telhados das casas, camiões a passar na estrada, tractores a trabalhar nos campos e vimos o rio Tejo que é grande, muito grande!!!

Visitámos a Praça de Toiros, vimos: os portões de onde saem os toiros, onde são pesados numa balança muito grande e vistos pelo veterinário (que é o médico dos animais). Vimos o sítio onde os cavalos são preparados para ficarem bonitos para entrar na Praça. Os meninos correram na arena e o Diogo chorou com medo.

Fomos ao rio Tejo, ao Porto das Mulheres, tem este nome porque há muitos anos, quando não havia água em casa das pessoas as mulheres iam lá lavar a roupa. Lanchámos lá.

Na Junta de Freguesia fomos recebidos pela senhora presidente de Junta que se chama Aurelina. Vimos as bandeiras da vila da Chamusca, de Portugal e da Europa e vimos a fotografia do Presidente da Republica Sr. Cavaco Silva. Também vimos as fotografias da Branca de Neve e dos 7 anões. Recebemos prendas: chupa-chupas, marcadores de livros e um livro da visita.

Visitámos mais igrejas onde vimos o Senhor morto e a mãe a chorar era o Jesus. Vimos a pia grande onde os meninos se baptizam.

Aprendemos que na Câmara Municipal as pessoas fazem reuniões e falam muito de coisas muito importantes para a vida das pessoas.

Fizemos uma caminhada do Grémio para a Câmara Municipal.