segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A terra dos PINÉUZINHOS...

A nossa terra chama-se ULME e, como vão ter oportunidade de ver,  é muito bonita. Para se situarem melhor, mostramos o mapa do concelho da Chamusca, ao qual nós pertencemos.


Ulme foi elevada a Vila, por carta de 18 de Fevereiro de 1561, no reinado de D. Sebastião e Regência de D. Catarina e teve Câmara até aos finais do séc. XIX.  Foi sede de concelho até
24 de Outubro de 1855, sendo então depois integrada no concelho da Chamusca. É uma freguesia com cerca de 121,85 Km2 de área  e, dados de 2001 indicam que tinha 1502 habitantes.


  Brasão da Junta de Freguesia de Ulme
    
Nas cores do Brasão temos um escudo de prata, ulmeiro de verde, arrancado de negro, acompanhado à dextra de um feixe de planta de arroz, cor de ouro, realçado de negro e, à esquerda, a figura sinistra de um leão rompante de púrpura, armado e lampassado de vermelho; em ponta, uma faixeta ondulada de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: "ULME".



Símbolos:

Árvore - simboliza o ulmeiro e a floresta, que existia com abundância e era fruto de riqueza para vila e de prosperidade para a povoação, representa a transição da planície para a charneca.

Arroz - simboliza a cultura do arroz e o trabalho executado por homens e mulheresda vila e, em outros tempos, a sua maior riqueza.

Lista em faixa - simboliza a ribeira de Ulme e toda a sua importância, pois foi nas suas margens que os Ulmenses retiraram grande parte da sua economia.

Leão - simboliza a carta da vila que, em 18 de Fevereiro de 1561, foi concedida aos Silva, como senhores da vila.

Agora a lenda:


Conta a lenda que, o nome de "Ulme", bem como a fertilidade dos seus campos de arroz, vem de há muito tempo atrás...

Há muitos, muitos anos, um guerreiro Lusitano de seu nome ULMA, lutava arduamente para manter a posição da pequena terra onde nascera. no entanto, o inimigo era mais forte, quer em número quer em armas e, obrigou o valoroso guerreiro a recuar, para evitar a derrota total.
Assim que os mouros conquistaram a sua terra natal, ULMA, prostou-se de joelhos e chorou...
Chorou até não poder mais, inundando os campos à sua volta...
Como dizem as quadras populares de alguns"poetas" da terra:

Arroz dos meus arrozais                      Vila de Ulme formosa
Riqueza da nossa Terra                        É longa a tua beleza
Trabalho de gente honrada                   O teu largo é uma rosa
Que tanto valor encerra...                    O teu solo uma riqueza...
    (Leonor de Oliveira)                                             (Maria Correia)

sábado, 21 de novembro de 2009

Afinal, quem são os Pinéuzinhos?

Os PINÉUZINHOS são os alunos do JI e da  EB1 de Ulme...

Este nome foi escolhido porque está relacionado com a "alcunha" que têm os habitantes de Ulme.

Contam as pessoas mais idosas que, em tempos passados, aqui na nossa terra, as pessoas costumavam juntar-se, principalmente aos fins de semana e jogar um jogo, para se distrairem. Nesse tipo de jogo, eram usadas umas peças de madeira que tinham em cima uma pedra, com o nome de ...pinéus e, as quais se tentavam derrubar com a ajuda de uma espécie de "malha"...

No "diz que disse"  também ficámos a conhecer uma outra explicação que tem a ver com o facto de, na nossa terra, terem existido muitos sobreiros e muitas pedras o que levou ao aparecimento do símbolo e que é em tudo parecido com a tal peça que se utilizava nos jogos, o PINÉU!!!!! 



domingo, 1 de novembro de 2009

Abertura do blog

Olááááá!  


Aqui estamos nós  para aprender a fazer o Blog da nossa escola. As coisas não parecem ser fáceis mas como somos persistentes vamos até ao fim, até porque também temos trabalhos bonitos para mostrar...  e esperamos que gostem,  foram feitos por nós! 

PS-Já agora sempre  que nos visitarem agradecíamos que comentassem...não custa nada, estamos aqui para AGIR + e MELHOR... recebemos todos de coração aberto!!!!!!

MUITAS   BEIJOCAS   dos   PINÉUZINHOS...E

SEJAM     BEM-VINDOS!!!!!